Ao lançar SOUR em 2021, Olivia Rodrigo se tornou uma sensação mundial instantaneamente. O primeiro single da ex atriz da Disney, “drivers license”, estreou em primeiro lugar na Billboard Hot 100 e permaneceu na colocação por oito semanas. Além da faixa, as músicas “good 4 u“, “deja vu” e “traitor” ficaram entre as primeiras 10 faixas da Hot 100 em 2021, transformando Rodrigo na primeira artista na história a colocar três canções simultâneas do disco de estreia no Top 10 da parada.
No mesmo ano, SOUR foi eleito pela Rolling Stone EUA o melhor álbum do ano. No Grammy de 2022, a cantora conquistou sete indicações, incluindo Álbum do Ano, Artista Revelação, Gravação do Ano Música do Ano por “drivers license”. Recebeu quatro estatuetas, como Melhor Performance Pop Solo por “drivers license“, Melhor Álbum Pop Vocal e Artista Revelação, uma das principais categorias da premiação.
No documentário Olivia Rodrigo: dirigindo até você (SOUR: o filme) (2022), da Disney+, a cantora revelou que a canção foi inspirada em um trecho de seu próprio diário: “Tirei minha carteira de motorista hoje, uma conquista muito antecipada. Todos meus parentes me ligaram para me parabenizar. Eu percebi que parte do motivo de eu querer tanto ter uma carteira de motorista era por causa… Desse garoto,” Rodrigo leu, omitindo o nome do ex-namorado e parceiro de atuação em High School Musical: The Musical: The Series, Joshua Basset. Confira a nova versão de David Byrne abaixo:

+++ LEIA MAIS: Olivia Rodrigo afirma que já não se identifica com algumas músicas do ‘SOUR’

+++ LEIA MAIS: Olivia Rodrigo ganha vida!

+++ LEIA MAIS: Seria Sabrina Carpenter a garota loira citada em ‘Drivers License’, de Olivia Rodrigo?

+++ LEIA MAIS: Olivia Rodrigo detona ICE por usar música de ‘Guts’ para propaganda ‘racista’ de autodeportação

+++ LEIA MAIS: Olivia Rodrigo pode salvar o álbum ao vivo?