Sem categoria
Um pé em Bourdain, outro em Adrià
Implico sempre com aquele viajante que não acha que é turista e que gosta de falar que “não viaja como todo mundo”. Mas hoje, depois de três distintas experiências gastronômicas recentes, quero evocá-lo de novo, com uma abordagem mais… gourmet!
Não, isto não é uma provocação explícita ao brilhante colega da Folha, Marcos Nogueira, que deu há alguns dias mais uma de suas irresistíveis e inteligentes cutucadas na sua coluna “Cozinha Bruta” contra a expressão citada acima, as tais “experiências gastronômicas”.
Como sempre, ele foi cirúrgico e preciso ao apontar o exagero dos que abusam dessas duas palavras juntas, banalizando a essência do comer bem. Eu, ao evocar essas minhas últimas aventuras à mesa, quero apenas defender, mais uma vez, que não existe uma única maneira de aproveitar um destino. Nem uma refeição.
Começo pela Mesa ao Lado, o novo projeto do chef Claude Troisgros. Em nome da transparência, adianto que sou não apenas seu fã, mas também amigo pessoal e frequente -e escrevo sobre seu trabalho com imparcialidade dúbia talvez, mas jamais sem honestidade.
Leia mais (09/01/2022 – 01h09)